Ator
[02 / 06 / 1904 <==> 20 / 01 / 1984]
Johann Peter Weissmuller, mais conhecido como "Johnny Weissmuller" foi um ator Norte Americano, mais lembrado pelo público e fãs principalmente pelo seu papel como "Tarzan", nas diversas produções realizadas nos anos 1930 e 1940 sobre as aventuras de "Tarzan", e também pela sua participação na série "Jungle Jim" (Jim da Selva no Brasil) [1955 à 1956].
Nascido no Banat, mais precisamente na localidade de Freidorf, hoje bairro da cidade de Timişoara na Romênia (à época parte do Império Austro-Húngaro), Weissmuller era filho de uma família de etnia alemã.
Sua família emigrou para os Estados Unidos quando Johnny tinha apenas sete meses de idade.
Aos nove anos de idade, o jovem John Weissmuller contraiu poliomielite.
Por sugestão de seu médico, ele começou à praticar natação ajudar a combater a doença.
Em seguida a família se mudou do oeste da Pensilvânia para Chicago, sendo que Weissmuller continuou a prática de natação, até que finalmente ganhou um lugar na equipe de natação da YMCA.
Devido à todo esse preparo, antes de entrar para o cinema, Weissmuller teve uma carreira excepcional como desportista, tendo conquistado cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928.
Ele estabeleceu 67 recordes mundiais de natação e ganhou 52 campeonatos nacionais, sendo considerado um dos melhores nadadores de todos os tempos.
Em 1934 imortalizou no cinema o famosa personagem Tarzan.
O cinema transformou Tarzan, já conhecido através dos romances de Edgar Rice Burroughs, em mito universal e Weissmuller fez doze filmes como o homem macaco, marcando mundialmente o famoso e estilizado grito do personagem, o qual também ficou sendo sua marca registrada.
Depois de Tarzan, ele interpretou com sucesso a personagem Jim das Selvas na série do mesmo nome, feita para a Columbia entre 1948 e 1955.
Foram dezesseis filmes ao todo, com duração média de setenta minutos cada.
Em 1955, a série transferiu-se para a TV, tendo sido feitos vinte e seis episódios de meia hora cada.
Já envelhecido e obeso, Weissmuller tentava dar vida a um personagem atlético e aventureiro, calcada na legendária figura de Tarzan.
Esse final melancólico marcou sua despedida das câmeras, tendo retornado apenas em pequenos papéis em dois filmes na década de 1970.
No final dos anos 1950, Weissmuller mudou-se para Chicago, onde fundou uma empresa de venda e instalação de piscinas.
Seguiram-se outros empreendimentos, a maioria envolvendo Tarzan ou a natação de uma forma ou de outra, mas sem grandes resultados.
Aposentou-se em 1965 e no ano seguinte juntou-se aos ex-Tarzans Jock Mahoney e James Pierce para a campanha publicitária de lançamento da série de TV Tarzan, estrelada por Ron Ely.
Em 1974, devido à uma queda, Weissmuller quebrou o quadril e uma perna, marcando o início de anos de declínio da saúde.
Enquanto ele estava hospitalizado, ele descobriu que, apesar de sua força e regime diário ao longo da vida de natação e exercícios, ele tinha um problema cardíaco grave.
Em 1977, Weissmuller sofreu uma série de derrames.
Em 1979, ele ficou internado no "Motion Picture & Television Country House and Hospital", em Woodland Hills, Califórnia (EUA) por várias semanas antes de se mudar com sua última esposa, Maria, para Acapulco, no México , onde foi local das filmagens do seu último filme "Tarzan".
Curiosadades:
- Em 1967 sua imagem foi imortalizada na capa do LP "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles.
- O chimpanzé que viveu Chita, a inseparável companheira de Tarzan nos filmes da década de 1930, morreu em 25/12/2011 (dia de Natal) aos 80 anos de idade, em um santuário de animais na Flórida, EUA.
Chita viveu o dobro da expectativa de vida normal para essa espécie em cativeiro.
O chimpanzé morreu de falência renal na noite de Natal.
Chita conseguiu viver mais até do que seu amigo das telas. Em 1984, o ator Johnny Weissmuller, que interpretava Tarzan, morreu poucos meses antes de completar 80 anos.
O chimpanzé vivia sob os cuidados de Debbie Cobb, cujos avós passaram a cuidar do animal na década de 1960.
"Ele era um chimpanzé verdadeiramente brincalhão, adorava sujar os dedos de tinta e também amava as mulheres", disse a criadora.
- No enterro de Johnny Weissmuller, quando seu caixão estava sendo abaixado na sepultura foram tocados três vezes através de equipamentos de som no local, o seu famoso grito como "Tarzan".
- Johnny Weissmuller tem uma estrela no "Hollywood Walk of Fame" [Calçada da Fama de Hollywood" situada em 6541, Hollywood Boulevard, em Hollywood, de frente para com a estrela da atriz Maureen O'Sullivan, sua companheira de filmagens.
- Em 1973, Weissmuller foi premiado com o "Prêmio Eastman George", dado por "George Eastman House" devido sua distinta contribuição à arte do do cinema.
- Weissmuller teve cinco esposas, sendo elas:
- A cantora Bobbe Arnst (casado 1931 - divórcio em 1933);
- Atriz Lupe Vélez (casado 1933 - divórcio em 1939);
-
Beryl Scott (casado 1939 - divórcio em 1948);
-
Allene Gates (casado 1948 - divórcio em 1962);
- Maria Baumann (de 1963 até sua morte em 1984).
- Com sua terceira esposa, Beryl, ele teve três filhos:
- Johnny Weissmuller Jr. (23 de setembro de 1940 - 27 de julho de 2006);
- Wendy Anne Weissmuller. 01 de junho de 1942);
- Heidi Elizabeth Weissmuller (31 de julho de 1944 - 19 de novembro de 1962).
Causa da Morte:
Johnny Weissmuller morreu em 20/01/1984 com 79 anos de idade em um hospital na cidade de Acapulco no Mèxico, devido à complicações de provocadas por "edema pulmonar".
Sepultamento:
O corpo de Johnny Weissmuller foi enterrado no cemitério "Pantoón Valle de la da Luz" - Acapulco México.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[16°54'41.14"N, 99°49'23.29"W]
Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
_____________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________